domingo, 5 de julho de 2015

POST SOBRE OSWALDÃO NO BLOG "NEGROS GENIAIS"

Osvaldão, O Guerrilheiro Imortal


 
Eu sei que você vai dizer que nunca ouviu falar deste cara, que não foi do seu tempo ou que você não acompanhava direito esta história de guerrilha do Araguaia. Mas considere apenas o seguinte: Com esta bagagem histórica aí, como é que uma pessoa ia poder ficar invisível e anônima a este ponto?

Vivemos ainda sob um governo integrado por este mesmo pessoal ligado à chamada ‘esquerda revolucionária’. Há uma penca de ex-guerrilheiros aí, famosíssimos, popularíssimos, indenizadíssimos e o pobre do Oswaldão aí, neste quase ostracismo?
Certo. Dá pra encontrar dados sobre ele na internet como eu achei. Até um livro, objeto da resenha que republico abaixo foi feito, mas não se trata disto. Se trata de entender como – e porque – a memória de figuras gigantes de nossa história como esta,  ficam sempre na margem entre a fama e a invisibilidade.

Que parte de nossa memória se quer apagar?

Afinal, Oswaldão não foi apenas mais um guerrilheiro nas selvas do Araguaia. Oswaldãocomandou um dos dois batalhões, talvez tenha sido – não se esclarece isto ainda direito – o principal comandante militar daquela guerrilha trágica.

Hoje, depois de ver um blog sobre os invisíveis militantes da esquerda brasileira mortos pela ditadura, sugerido pelo amigo Ras Adauto de Berlim, me bateu este grilo na cabeça.
Seria nogenta a constatação, mas será impressão minha ou até mesmo a auto intitulada valorosa esquerda revolucionária do Brasil, de algum modo pratica ou respalda – pela omissão – a invisibilidade dos negros ou ‘não brancos’ mortos pela ditadura?
Lembrei do Mendes Fradique, pseudônimo de um jornalista brasileiro dos anos 20, integralista, refinado satirizador dos costumes burgueses, que escreveu um impagável livro de humor (o exemplar que eu tinha, um rato ‘amigo’ surrupiou) chamado ‘História do Brazil pelo méthodo confuzo‘. Nele numa jogada modernista criou um falso índice das ‘suas‘ falsas obras no qual uma das citadas é a seguinte:

Página tal: “História da Inglaterra sem as suas páginas negrasObs: Exemplar em branco”
O Brasil de alma branca um dia há de ficar transparente.

Copiado do link abaixo
http://www.negrosgeniais.com.br/2012/04/osvaldao-o-guerrilheiro-imortal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário