segunda-feira, 25 de abril de 2016

Marianské Lazne - MARIENBAD

Marianské Lazne,  pequena cidade de 15 mil habitantes no noroeste da Boemia, perto da cidade cervejeira de Plzen ,  é famosa por suas termas e águas minerais, tendo atraído celebridades como Strauss, Wagner, Goethe, Chopin, Nobel, Freud e outros notáveis da época!
O receituário da medicina no século 19 prescrevia tratamentos com doses de águas minerais especificas, banhos termais e aplicação de lamas e outros procedimentos  que demandavam um longo período de aplicações.
Marianské Lazne ( Marienbad em alemão, ou Águas de Maria, em português ) foi bastante procurada pela aristocracia europeia , pois além da fama de suas águas e termas, possuía uma estrutura de hotéis e clinicas de alto luxo, afora uma oferta de eventos artísticos  que atraiam a nata das elites.
No parque central ficam as principais fontes, com destaque para a Kolonada,  grande pavilhão de vidro e estrutura metálica e espaço para apresentação de concertos.
 Além de ser o nome de um poema de Goethe  - Elegia de Marienbad – a cidade aparece no filme antológico de  Alain Resnais  - O Ano Passado em Marienbad – sucesso na década de 60.
No nicio da década de 60 Marianské Lazne se tornou um polo de ensino da língua checa para estudantes estrangeiros, bolsistas de diversas nacionalidades, que ficavam alojados no Odkaz Února, um prédio neoclássico junto ao centro da cidade.
Na leva de 5 estudantes brasileiros que chegaram ao Odkaz Února no final de setembro de 1960 se destacava Oswaldo Orlando da Costa, bolsista da Escola Técnica Nacional do Rio de Janeiro, que chegava para estudar Engenharia Mecânica em Praga.
Não era comum encontrar negros na então Tchecoslováquia, ainda mais do tipo de Oswaldo, com 2 metros de altura, 100 kg e com um carisma pessoal irradiante, alegre, simpático, sorridente, cordato, o que o transformou, de imediato, em uma das figuras mais populares e requisitadas da cidade.
Fica, portanto, tambem registrada a passagem de mais um personagem importante na história desta pequena cidade tcheca - OSWALDÃO !





Vista de predios na periferia de Marienbad

Abaixo a Kolonáda, onde se concentra a maior parte
das fontes de aguas minerais









Foto de 1961 onde além de Oswaldão se registra
Gilberto Olimpio Maria, com cachecol xadrez, seu colega de turma no aprendizado da lingua tcheca e também guerrilheiro no Araguaia ,












3 comentários:

  1. Estou completamente emocionada, em rever essas figuras que fizeram parte da minha vida, e a cidade que seria destinada pra mim ,se eu tivesse ido, você se lembra? estávamos tentando uma bolsa de música, mas não deu certo. Fica para uma próxima.Um beijo

    ResponderExcluir